O chá de canela é feito a partir da canela em pau ou em pó em água quente. Com isso, são liberados polifenóis, que têm ação antioxidante. Também possui o cromo, que ajuda na sensibilidade à insulina. Aliás, o consumo do chá de canela já se mostrou eficaz para acelerar o metabolismo, além de prevenir doenças.
1
De acordo com três estudos da plataforma PubMed, a canela é rica em poderosos antioxidantes, como polifenóis. Eles são responsáveis por protegerem o organismo dos danos oxidativos causados pelos radicais livres. Ou seja, protegem o corpo de infecções, doenças e do envelhecimento precoce.
2
Alguns estudos mostraram que os antioxidantes presentes na canela, também tem propriedades anti-inflamatórias. Ou seja, são capazes de auxiliar o corpo a se recuperar de grandes inflamações.
3
Na parte oleosa da canela, que dá seu cheiro e sabor característico, se concentra um composto chamado de cinamaldeído. Ele é responsável por acelerar o metabolismo, devido seu efeito termogênico.
4
O cinamaldeído também ajuda em vários tipos de infecção. Pesquisas mostraram que ele inibe o crescimento de certas bactérias como a Listeria e a Salmonella, assim como previne a cárie dentária e reduz o mau hálito.
5
Foi comprovado que canela reduz os níveis de colesterol total, colesterol LDL e triglicerídeos, enquanto o colesterol HDL (considerado o “bom colesterol”) permanece estável.
6
Estudos mostraram que a canela possui dois compostos capazes de inibir uma proteína no cérebro cujo acúmulo está associado à doença de Alzheimer.
7
Uma pesquisa com camundongos com câncer de cólon mostrou que a canela é um potente ativador de enzimas desintoxicantes do cólon, protegendo contra o crescimento do câncer.
8
A resistência à insulina é característica de doenças como a síndrome metabólica e a diabetes tipo 2. Entretanto, pesquisas mostraram que a canela pode reduzir drasticamente essa resistência, e ajudar a insulina fazer seu trabalho.
9
Estudos confirmaram que a canela interfere em numerosas enzimas digestivas, retardando a decomposição de carboidratos no trato digestivo. Ou seja, diminuindo a quantidade de glicose que entra na corrente sanguínea após uma refeição.
10
Duas pesquisas mostraram a canela extraída das variedades cássia ajuda a combater o HIV-1. Contudo, ainda são necessários teste em humanos para comprovar a eficácia.
11
Enfim, foi feita uma pesquisa com adolescentes, que tomaram 420 mg de canela três vezes ao dia e isso mostrou uma significativa redução de cólica menstrual, náusea, vômito e sangramento.