Beleza

Glicerina no cabelo: como usar esse hidratante em casa

A glicerina no cabelo é excelente para proporcionar uma hidratação extrema, além de diminuir o frizz e a quebra excessiva dos fios.

O que você sabe sobre a glicerina? Apesar de parecer inusitado, o ingrediente é excelente quando se fala em cuidados com os fios. A glicerina no cabelo é ideal para proporcionar uma boa hidratação e dar maior definição. Isso acontece pelo fato de ser super hidratante, não apenas para as madeixas, mas também para a pele. Afinal, você provavelmente já a avistou na composição de boa parte dos cremes, sabonetes e shampoos do mundo dos cosméticos.

Ultimamente, a glicerina aparece cada vez mais como um excelente agente hidratante, que além da função primária, fortalece os fios e diminui o frizz. Contudo, é essencial manter em mente que a glicerina no cabelo não substitui outras hidratações, pois os fios também precisam de outros nutrientes que o ingrediente não fornece. De forma isolada, ela repõe a água das madeixas e proporciona um efeito de hidratação e maciez, mas isso não é tudo que um cabelo bem cuidado precisa.

A glicerina é excelente tanto para cabelos lisos quanto para cacheados. Seja como for, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre a glicerina no cabelo, bem como seus benefícios, como ela funciona e de que forma utilizar o ingrediente.

O que é a glicerina?

Glicerina no cabelo

A glicerina é uma substância que possui propriedades lubrificantes, emolientes e umectantes. O verdadeiro valor para os cabelos está no fato dela ser umectante, pois isso protege a fibra capilar e impede a perda da umidade. Assim, os fios mantém seu efeito hidratado. O ingrediente é basicamente um álcool de açúcar, e é possível extraí-lo de fontes animais ou vegetais, ou sintetizá-lo. Dá para encontrar glicerina em qualquer farmácia, em frascos, e o produto costuma sair em conta, em torno dos R$ 5,00.

De forma que ela proporcione um ótimo efeito para o cabelo, a glicerina “pega” a umidade do ar, depositando-a nos fios. Isso contribui para a reposição de água. Dessa forma, indica-se que a substância seja usada em dias úmidos, ou pelo menos junto de produtos a base de água. Assim, é possível evitar que o fio perca água.

Benefícios da glicerina no cabelo

Glicerina no cabelo

Existem vários benefícios do uso da glicerina no cabelo, e é possível observar boa parte deles logo no primeiro uso. Quando se fala na escolha da forma de uso da glicerina, também, as possibilidades são inúmeras.

  • Evita o ressecamento: pelo fato de ser super hidratante, a glicerina ajuda a deixar os fios menos secos;
  • Maior definição: os efeitos umectantes da glicerina proporcionam definição, e ela é especialmente potente para modelar cachos, por exemplo;
  • Menos quebra: essa substância ajuda a deixar os fios mais resistentes às agressões externas, como poluição, clima e exposições diárias. Por consequência, a quebra diminui bastante;
  • Hidratação profunda: esse é um dos principais benefícios do uso da glicerina. Por atrair água para os fios, ela hidrata, lubrifica e proporciona umectação;
  • Menos pontas duplas: quanto mais hidratado o cabelo, menos quebradiço ele fica, e da mesma forma, menos pontas duplas se avista;
  • Redução de frizz: um cabelo menos seco e mais definido também é a chave para que o frizz suavize bastante e não cause estresse.

Cuidados com a glicerina no cabelo

Antes de mais nada, é importante tomar alguns cuidados com a glicerina, de forma que nenhum efeito adverso cause grandes consequências para seu cabelo. Por exemplo, jamais utilize a glicerina sem diluir. Isso acontece porque a função do produto é absorver a água, logo, em climas muito secos, ela irá sugar a água do próprio cabelo, o que causa o inverso do efeito desejado.

Da mesma forma, quem possui fios porosos deve tomar cuidado, já que o excesso de água faz com que os fios percam elasticidade, quebrando ainda mais do que o normal. Para quem utiliza coloração, o uso deve ser feito com moderação. A glicerina penetra a cutícula do fio, desbotando a pigmentação de tintas que são semi-permanentes. Assim, no caso das permanentes, o ideal é esperar para usar a substância no mínimo 2 dias depois da pintura, de forma que a cor possa se fixar.

Lembre-se também que existem duas versões da glicerina: a natural e a sintética. A natural vem de gordura vegetal e animal, e a sintética é produzida a base de petróleo. Para o cabelo, prefira a versão natural, que é muito fácil de encontrar. O frasco de glicerina sempre possui sua origem.

Como usar glicerina no cabelo?

Agora, você vai conferir as melhores formas de utilizar a glicerina no cabelo, por meio de receitas caseiras fáceis e baratas. Além disso, é possível adquirir produtos normais de cuidados com os fios em qualquer mercado ou farmácia que já sejam à base da substância.

1 – Hidratação de glicerina e óleo de coco

Essa hidratação alia dois ingredientes extremamente hidratantes: a glicerina e o óleo de coco. A receita é excelente para proporcionar um efeito de maciez extrema, e é muito fácil de fazer.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de óleo de coco
  • 1 colher de chá de glicerina vegetal líquida

Como fazer

Primeiramente, misture bem os ingredientes com uma colher de plástico. Em seguida, aplique no couro cabeludo, massageando bem e deixando agir por 20 minutos. Por fim, enxague com shampoo e água morna, finalizando da forma que preferir. Você pode repetir o processo semanalmente.

2 – Máscara desmaia cabelo

Glicerina no cabelo

Da mesma forma, a máscara desmaia cabelo é ótima para uma boa hidratação, aliando o poder da ampola de hidratação ou nutrição com a glicerina, bem como o vinagre de arroz ou maçã, que possui muitos benefícios para as madeixas.

Ingredientes

  • 10ml de Bepantol
  • 1 colher de sopa de vinagre de arroz ou maçã
  • 1 tampinha de glicerina
  • 3 gotas de óleo vegetal de coco ou de oliva
  • 15ml de máscara ou ampola de nutrição ou hidratação

Como fazer

Antes de mais nada, lave seu cabelo com shampoo como de costume, removendo o excesso de água. Logo depois, misture os ingredientes e aplique no comprimento dos fios, evitando a raiz. Coloque uma touca, de preferência a de alumínio, deixando agir por cerca de 20 minutos. Por fim, enxague bem e, se preferir, finalize secando o cabelo com secador.

3 – Hidratação simples

A hidratação com glicerina no cabelo possui uma versão ainda mais simples, que consiste em misturar a quantidade de máscara que você usa normalmente com 5ml de glicerina. Feito isso, aplique no cabelo e coloque a touca térmica, deixando agir por 20 minutos, e só então enxaguando.

Glicerina no cronograma capilar

Glicerina no cabelo

Quem faz cronograma capilar sabe a importância de uma boa hidratação, e nada melhor do que a glicerina para proporcionar um efeito excelente. O produto é utilizado na etapa 1, ou seja, no dia da hidratação. Tudo que você precisa fazer é misturar 2 colheres de sopa de máscara de hidratação e 1 colher de chá de glicerina. Aplique a mistura nos fios, mecha por mecha, e coloque uma touca térmica, deixando agir por 20 minutos. Por fim, enxague os fios e finalize com o leave-in.

Se você se interessou por essa matéria sobre glicerina no cabelo, aproveite para conferir Aprenda como tirar óleo de coco do cabelo sem deixá-lo oleoso

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você