A princípio, cabelo poroso é aquele ressecado, com fios mais ásperos, uma textura grosseira e que embaraça muito fácil. Certamente, isso acontece porque as cutículas destes fios estão abertas, normalmente, após ter sofrido danos. Inclusive, uma das causas mais comuns do problema é a falta de desnutrição em sua estrutura interna.
Além disso, cabelo poroso é resultado do excesso de química. Por exemplo, descolorações, tintura, progressivas e outros tipos de alisamentos.
Outro grande vilão dos fios, sem dúvida, é o uso excessivo de ferramentas térmicas. Como por exemplo, secadores, chapinhas, e até mesmo a exposição em excesso ao sol.
Aliás, todos esses processos não só deixam o cabelo poroso, como também causam lesões na camada superficial do fio. Por isso, essas cutículas capilares acabam ficando abertas e deixam a parte interna do cabelo exposta ao ressecamento e também a outros danos.
Certamente, o cabelo poroso ainda aumenta a probabilidade dos fios ficarem manchados com maior facilidade. É por isso, por exemplo, que cabelos loiros (normalmente mais porosos devido às descolorações), tendem a ficar manchados de verde depois de um banho de piscina.
Tipos de porosidade capilar
Antes de tudo, vale destacar que existem três tipos de porosidade capilar. Inclusive, cada um deles deve receber um tratamento diferente. Como, por exemplo, hidratação, nutrição e reconstrução.
Confira agora os três tipos:
Porosidade baixa: quando as cutículas estão bem fechadas. Portanto, pode ficar mais difícil o cabelo absorver a água ou qualquer tipo de tratamento;
Porosidade média: basicamente, quando as cutículas estão meio abertas. Ou seja, os fios conseguem absorver a água e os tratamentos facilmente. Neste caso, aliás, o cabelo é considerado saudável;
Porosidade alta: quando as cutículas estão muito abertas. Ou seja, ou fios estão bastante ressecados, com frizz e até quebradiços. Sobretudo, esse tipo de cabelo consegue absorver a água rapidamente. Porém, pode perder água também com muita facilidade.
Teste para saber a porosidade do seu cabelo
Sobretudo, após entender o que é o cabelo poroso e quais são seus tipos, é o momento de saber entender o que seus fios estão dizendo. Para isso, você só precisa fazer um teste simples e rápido na sua casa. Como você vai ver, de uma forma bem simples, é possível identificar se o seu cabelo está com alta, média ou baixa porosidade.
Primeiramente, você precisa estar com os fios limpos. Em seguida, basta retirar alguns fios e colocá-los dentro de um copo com água filtrada. Então, é só esperar por 10 minutos.
Após este tempo de pausa, você, basicamente, tem que observar como o fio está. Portanto, se o seu fio de cabelo:
- Afundou no copo = alta porosidade.
- Não afundou e ficou no meio no copo = média porosidade.
- Boiou e ficou na parte de cima do copo = baixa porosidade.
Tratamentos para o cabelo poroso
Agora que você já identificou o nível de porosidade dos seus fios, está na hora de entender qual tipo de tratamento o seu cabelo poroso merece. Afinal, cada tipo precisa de um tratamento específico. Portanto, mãos à obra.
1- Cabelo com alta porosidade
Sobretudo, se o seu cabelo está com alta porosidade, significa então que ele está muito ressecado. Por isso, o tratamento ideal é a reconstrução. Ou seja, o uso de máscaras concentrada de proteínas ou de queratina líquida.
2- Cabelo com média porosidade
Basicamente, cabelos com média porosidade estão saudáveis. Por isso, para garantir que ele continue forte e nutrido, o ideal é lançar mão da nutrição capilar. Portanto, você pode escolher entre a máscara com óleos ou os próprios óleos vegetais. Este processo também recebe o nome de umectação.
3- Cabelo com baixa porosidade
Sobretudo, quando o cabelo está com baixa porosidade, significa que ele está com as cutículas fechadas. Portanto, você pode focar na hidratação.
Inclusive, uma dica muito eficiente neste caso, é começar o tratamento na água morna. Aliás, note que é água morna, e não quente. Isso porque a água morna pode abrir as cutículas e, consequentemente, facilitar a absorção do tratamento.
Cuidados diários necessários
De modo geral, caso você queira recuperar o cabelo poroso, é preciso apostar em tratamentos que ajam de dentro para fora. Ou seja, uma reconstrução capilar a cada 15 dias e também hidratações semanais. Além do mais, é legal você usar óleos, leave-in e máscaras com proteínas e lipídios.
Vale ressaltar ainda que os fios que estão porosos estão com as cutículas abertas. Ou seja, eles conseguem absorver o produto rápido, mas também conseguem liberar seus ativos com a mesma facilidade. Por isso, reaplique os produtos, pelo menos, semanalmente, até que o cabelo consiga se recuperar por completo.
Enfim, o que achou da nossa matéria? Ficou com alguma dúvida sobre o cabelo poroso?
Vem conferir mais matérias do Área de Mulher: Cronograma capilar, entenda para que serve e como funciona
Fontes: Beleza na Web, Fique diva
Imagem de destaque: Site de beleza e moda
faz uma acidificação com vinagre, da muito certo no meu cabelo.