Beleza

Como afinar o cabelo? Melhores dicas e tratamento caseiro

Descobrir como afinar o cabelo pode até parecer difícil, mas por meio de dicas e receitas caseiras, tudo fica mais fácil do que você imagina

Uma das queixas mais comuns de quem possui cabelo muito grosso é justamente o volume excessivo dos fios. Além disso, também é possível citar a sensação de cabelos muito pesados e o eterno sofrimento com o frizz. Apesar da situação ser estressante por vezes, lidar com esse problema pode ser muito mais fácil do que você imagina. Nesse sentido, existem truques simples para inserir na rotina de quem busca soluções a respeito de como afinar o cabelo.

A textura dos fios sempre foi um tema problemático para muitas mulheres que dão uma atenção extra ao cabelo. Muitas se sentem incomodadas quando possuem muito cabelo, ou pouco demais, ou até mesmo aqueles com pouco movimento. Seja como for, as soluções caseiras para esse tipo de problema só crescem. Dessa forma, é possível remediar a situação de uma forma prática e apenas seguindo passos que não irão precisar muito esforço.

Assim, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre como afinar o cabelo. Aprenda as dicas mais fáceis de todas para seguir e finalmente acabar com a sensação de cabelo pesado e volumoso, bem como hidratações perfeitas para tornar seus dias muito menos complicados. Afinal, só a sensação de fios mais leves já é capaz de mudar bastante coisa na rotina.

Como afinar o cabelo?

Apesar de existirem muitas opções de produtos no mercado com a finalidade de tornar o cabelo fino mais grosso, é difícil dizer o mesmo do contrário. Dificilmente encontram-se opções que tornem o cabelo grosso mais fino, mas apenas mudar a maneira como corta o cabelo ou cuida dele já pode fazer grande diferença. Nesse sentido, combinar diferentes técnicas lhe ajudará a alcançar a aparência que deseja.

1 – Mudar o shampoo com regularidade

Como afinar o cabelo
Fonte: L’Oréal Paris

De forma que o cabelo mais grosso fique fino, trocar o shampoo com certa frequência pode ajudar bastante. Isso acontece pelo fato dos shampoos possuírem ingredientes que se acumulam nos fios, deixando-os ainda mais grossos. O mesmo se aplica a qualquer outro produto capilar. Ao mudar de produto com regularidade, você estará removendo o acúmulo e ainda dando uma aparência mais fina ao cabelo.

2 – Lavar o cabelo com água fria

Fonte: Vix

Em um salão de beleza, cabeleireiros jamais utilizam água muito quente, e existe um motivo por trás disso. A água quente deixa a cutícula capilar, que é a parte externa do fio, aberta e exposta às intempéries, o que retira a hidratação natural do cabelo. Por consequência, o ressecamento aumenta o frizz e, finalmente, o volume do cabelo. Assim, prefira sempre lavar o cabelo com água fria, algo que fecha as cutículas e contribui para o brilho, deixando os fios saudáveis e bonitos.

3 – Lavar o cabelo com menos frequência

Como afinar o cabelo
Fonte: Spasso

Naturalmente, o cabelo grosso é muito mais seco que o cabelo fino. O hábito de lavá-lo todos os dias não é ideal para quem busca abaixar o volume, já que quando feito em excesso, retira a oleosidade natural dos fios, deixando-os secos e ásperos. Isso faz com que o frizz aumente, bem como a impressão de que é muito mais volumoso do que a realidade. Dê um intervalo entre as lavagens de pelo menos 3 dias, principalmente quem possui cabelo cacheado ou crespo. Assim, o couro cabeludo recupera a hidratação natural e ainda distribui o volume.

4 – Não pular a etapa do condicionador

Fonte: Beleza e Saúde

O condicionador é um dos melhores amigos em sua busca de como afinar o cabelo durante a lavagem. Sua função é fechar as cutículas, o que conserva a água que está dentro da fibra capilar. Fios hidratados e macios são capazes de controlar o volume e ainda deixar o cabelo mais leve. Assim, penteá-lo e estilizá-lo torna-se muito mais fácil. Caso deseje potencializar o efeito de hidratação, adicione também ampolas de tratamento e máscaras durante a lavagem, sempre antes do condicionador.

5 – Substituir a escova

Como afinar o cabelo
Fonte: Bulbo Raiz

Prefira sempre uma escova raquete no lugar de escovas de cerdas naturais. O formato retangular e a superfície larga da escova raquete faz com que seja a mais recomendada para cabelos muito volumosos, já que é mais delicada com os fios. Além disso, ela ainda é de grande auxílio no alisamento do cabelo. De forma que o frizz diminua ainda mais, prefira a versão em madeira, que ajuda a controlar o efeito estático.

6 – Usar produtos para seu tipo de cabelo

Fonte: Softhair

Uma das melhores formas de diminuir o volume é apostar em produtos específicos para cabelos grossos e volumosos. As fórmulas desses produtos possuem ativos emolientes, como o óleo de argan, que diminui o frizz e mantém o volume controlado. Além disso, os fios ficarão muito mais macios e hidratados.

7 – Fazer tratamentos com queratina

Fonte: Protection for Beauty

Existem certos tratamentos que são excelentes para quem deseja afinar os fios. Queratinização, cauterização capilar e banho de queratina, por exemplo, são algumas das melhores opções. Eles ajudam na reposição dessa proteína tão importante, que é responsável pela dureza da fibra capilar. Depois disso, o cabelo ficará hidratado e macio, o que permite controlar o volume. Faça-os entre intervalos de 3 meses.

8 – Escolher o corte ideal

Como afinar o cabelo
Fonte: Pinheiros Cosméticos

Possuir o corte certo de cabelo é essencial para evitar uma aparência muito volumosa ou indesejada. Evite sempre comprimentos médios, pois eles destacam os volumes dos fios, preferindo os longos ou curtos. De forma que seja possível diminuir o volume e o peso das mechas, opte por cortes repicados, aqueles feitos com tesoura de desbate ou navalha.

Hidratação para afinar o cabelo

As seguintes hidratações são excelentes para quem deseja afinar o cabelo, e todos os ingredientes são fáceis de encontrar. O açúcar, por exemplo, costuma ser muito popular nas receitas caseiras. Apesar dele não afinar o cabelo, ele ajuda a selar e compactar as cutículas capilares, o que dá a sensação de madeixas mais finas. Além disso, ele hidrata, alinha e deixa os fios macios e brilhantes.

Hidratação com açúcar

Fonte: Tudo Ela

A receita a seguir é extremamente básica e só precisa de 3 ingredientes. Por sorte, você pode até mesmo tê-los em sua casa, o que facilita o processo.

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 ampola de vitamina
  • 3 colheres (sopa) de máscara de hidratação de sua preferência

Modo de preparo

Antes de mais nada, misture todos os ingredientes em um recipiente, de forma que vire um creme homogêneo. Em seguida, lave o cabelo com shampoo, retire o excesso de água com a toalha e aplique a mistura mecha por mecha, sempre evitando a raiz e enluvando bem cada mecha. De forma que seja possível potencializar o processo, utilize uma touca térmica ou de alumínio, e deixe o produto atuar no cabelo por 30 minutos. Por fim, enxague bem, finalizando como desejar.

Hidratação com açúcar e vinagre

Como afinar o cabelo
Fonte: Viva Bem

Junto do açúcar, entra também o vinagre, um ingrediente vital para qualquer pessoa seja na saúde, na beleza ou na limpeza. O vinagre é excelente para os mais diversos fins. Nesse sentido, o vinagre ajuda a equilibrar o pH, deixando os fios compactados, sem frizz, sem volume e com muito brilho.

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1 colher de vinagre de maçã
  • 2 colheres (sopa) de máscara de hidratação profunda
  • 2 colheres (chá) de bepantol líquido

Modo de preparo

Novamente, misture bem todos os ingredientes em um recipiente, até formar um creme homogêneo. Lave o cabelo apenas com shampoo, retire o excesso de água com a toalha e, em seguida, aplique a mistura, mecha por mecha, sempre evitando a raiz. Da mesma forma, para potencializar o processo, use uma touca térmica ou de alumínio, e deixe o creme agir no cabelo por 30 minutos. Enxague bem e finalize como desejar.

E aí, o que achou dessa matéria sobre como afinar o cabelo? Se te interessou, aproveite para conferir Óleo de coco para o cabelo? Os benefícios e como aplicar corretamente

Imagens: All Things Hair, L’Oréal Paris, Vix, Spasso, Beleza e Saúde, Bulbo Raiz, Softhair, Protection for Beauty, Pinheiros Cosméticos, Tudo Ela, Viva Bem

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você