Se você tem o hábito de tomar um copo de água pela manhã, ainda em jejum, saiba que os benefícios dessa prática são muitos. Isso porque a água ajuda a acordar nosso organismo e recuperar a hidratação perdida durante a noite. Por isso, beber água em jejum pode ser tão benéfico para a saúde.
Além disso, para quem pratica exercícios físicos pela manhã, a água em jejum pode ser uma grande aliada. Isso porque ajuda o corpo a despertar, restaurando também os músculos e outros componentes do corpo.
Aliás, como todos já sabem, nosso corpo todo é composto por aproximadamente 75% de água. Portanto, é muito importante que mantenhamos nossa hidratação em dia, não esperando a sede chegar para beber água, pois esse já é um sinal de desidratação.
Afinal, já sabemos que a recomendação de ingestão de água é de, em média, 2 litros por dia. Por isso, começar o dia bebendo água em jejum pode te ajudar a atingir essa meta, não é mesmo? Além do mais, confira então quais são os principais benefícios da água em jejum.
Para quem é indicado beber água em jejum?
Não há contraindicação de que beber água em jejum faz mal. Portanto, todo mundo, desde adultos até crianças, podem desenvolver o hábito de beber água pela manhã. Assim, começar o dia bebendo água irá te garantir uma dose extra de disposição para ficar mais atento.
Além disso, pessoas que fazem exercício físico pela manhã precisam desse estímulo matinal para que o corpo recupere a hidratação e tenha energia suficiente para a prática física. Por isso, é altamente recomendável a ingestão de dois copos de água assim que acordar.
Aliás, a regra de beber dois litros de água por dia pode variar muito de pessoa para pessoa. Isso porque, segundo especialistas, uma pessoa em um dia típico precisa de, aproximadamente, 40 mililitros de água por quilo. Dessa forma, para uma pessoa de 50 quilos, o ideal é ingerir os dois litros de água.
No entanto, em dias quentes e para pessoas que praticam atividades físicas, essa quantidade pode ser ainda maior. Desse modo, não fique sem se hidratar com bastante água ao longo do dia, baseando-se no seu peso e na sua prática de exercícios.
Os benefícios de beber água em jejum
Como já dissemos, os benefícios de beber água em jejum são muitos. Além de ajudar no aceleramento do metabolismo, a água em jejum também auxilia na renovação de células, te deixa mais desperta e disposta, te dá energia para começar o dia, além de, é claro, te manter hidratado e saudável.
Por isso, confira mais todos esses benefícios que beber água pela manhã pode te trazer:
1. Aumenta a produção de novas células de músculo e sangue
Beber água pela manhã irá dar um gás a mais para o seu corpo na hora da produção de células. Dessa forma, as células vão sendo renovadas cada vez mais rapidamente, principalmente as células de músculos e do próprio sangue.
Por isso, é especialmente recomendado que pessoas que façam exercícios pela manhã bebam água para ativar a produção dos músculos e na recuperação da massa muscular. Além disso, doadores de sangue também necessitam ingerir muita água, especialmente em jejum, antes da doação.
2. Beber água em jejum ajuda na expulsão de toxinas
Que a água purifica o nosso corpo já sabemos, mas beber água em jejum auxilia no controle de toxinas do nosso corpo. Desse modo, ela ajuda a combater e expulsar os componentes indesejados que ficam no nosso corpo diariamente, advindos da nossa alimentação e de ambientes externos.
Então, para purificar o organismo, já sabe: beba água logo que acordar, pois isso ajudará na nutrição das células e expulsão de toxinas.
3. Sistema linfático equilibrado
Além disso, a água auxilia no equilíbrio do sistema linfático, responsável por combater infecções e regular os fluidos do corpo. Isso porque esse sistema do organismo faz a reciclagem dos líquidos, além de produzir células do sistema imunológico.
Está certo, então, que são órgãos muito importantes para nossa saúde, portanto, a água em jejum ajuda a manter esse sistema operando de forma correta e hidratada.
4. Regulação do intestino é consequência de beber água em jejum
A hidratação com água é a principal forma de regular o intestino. Por isso, se você tem intestino preso, saiba que beber água em jejum pode te ajudar a resolver esse problema! Portanto, ingerir alguns copos de água logo que acordar vai auxiliar na produção das fezes e também irá contribuir com a limpeza desse órgão, aumentando a absorção dos nutrientes provindos da nossa alimentação.
Aliás, essa é a maior causa de constipação: a desidratação. Portanto, se você tem prisão de ventre, beba mais água pela manhã e durante o dia que você verá uma melhora significativa na sua condição. No entanto, se persistirem os sintomas, consulte um médico.
5. Hidratação para o cérebro
Se você não sabia, além dos 75% de água que compõem nosso corpo, nosso cérebro também é composto por integralmente 5% de água. Por isso, beber água pela manhã, e em jejum, irá te ajudar a manter o cérebro desperto.
Dessa forma, o resultado será uma pessoa muito mais atenta e menos cansada durante todo o dia. Além disso, é claro, você precisa estar bem descansado para ser capaz de realizar todas as atividades do seu dia.
6. Bom funcionamento dos rins
Os rins são os órgãos responsáveis pela filtragem do sangue, retirando as impurezas e toxinas dele. Portanto, beber água em jejum é tão importante para que esse sistema trabalhe corretamente.
Com isso, ele elimina pela urina os componentes indesejados da circulação sanguínea. Aliás, é comum encontrarmos pessoas que não bebem água o suficiente com problemas como insuficiência renal e pedra nos rins. Portanto, lembre-se sempre de beber água ao longo do dia.
7. Melhora a pele
Além disso, a água é a melhor amiga para quem quer cuidar da pele. Além de deixar ela hidratada de dentro para fora, beber água em jejum também auxilia a controlar a produção de sebo que causa a acne.
No mais, a água também é capaz de manter a elasticidade e a aparência firme da pele. Dito isso, pode-se dizer que ela ajuda a manter a pele jovem e evita a aparição das marcas de expressão.
8. Beber água em jejum é um tônico para os músculos e articulações
A água em jejum, especialmente para quem malha de manhã, ajuda na lubrificação dos músculos e articulações. Isto é, ela age como um lubrificante, facilitando movimentos, dando elasticidade e beneficiando o ganho de massa muscular.
Portanto, além de beber água pela manhã, lembre-se de se hidratar durante os treinos, bebendo bastante água e também fazendo os exercícios de forma adequada e moderada.
9. Acelera o metabolismo
É cientificamente comprovado que ingerir água em jejum é capaz de acelerar o seu organismo. Portanto, o seu gasto calórico durante o dia pode ser até 25% maior se você beber água em jejum pela manhã. Acima de tudo, a água precisa ser filtrada.
Porém, para auxiliar ainda mais na perda de peso, você pode misturar a água com outros ingredientes, montando uma água saborizada e termogênica. Além do mais, beber água pela manhã enche o estômago e ajuda a controlar a saciedade, evitando um descontrole no desjejum.
No entanto, é muito importante fazer uma refeição adequada no café da manhã, pois essa é a principal refeição do seu dia. Não pule o café, pois assim você irá ter muito mais disposição para o resto do dia.
Outras maneiras de beber água em jejum
Se você não é muito fã de beber água normalmente, você pode incrementar sua água com ingredientes que você gostar. Assim, você pode incluir limão dentro da sua garrafa ou copo, enriquecendo sua água com Vitamina C. Além disso, é possível também fazer misturas termogênicas com a água, como o gengibre e a canela. Esses tipos de água saborizadas trazem muitos benefícios para a saúde.
1. Água com canela e gengibre
Beber água com canela e gengibre com certeza irá acelerar seu metabolismo e te ajudar no gasto de calorias. Enfim, por serem termogênicos, esses alimentos ajudam no controle de calorias e na digestão.
Aliás, você também pode optar por beber um grande copo de água gelada pela manhã, o que irá pedir mais gasto calórico do seu corpo para que ele faça o equilíbrio térmico do organismo. Assim sendo, você irá precisar de mais energia, o que resulta numa perda de peso maior.
2. Água morna
Outra variação interessante para se beber água em jejum é em ingerir água em temperatura morna. Desse modo, a digestão dos alimentos será muito mais fácil. A água em temperatura ambiente ou morna também auxilia na regulação da temperatura corporal, pois esta é muito baixa quando acordamos.
3. Água com pepino, limão e gengibre
O pepino é um ingrediente muito hidratante. Com água morna, então, auxilia na digestão e contribui para regular a temperatura corporal. Se incorporado com gengibre e limão, dois termogênicos, pode auxiliar no emagrecimento e na queima calórica.
4. Água com hortelã
Beber água em jejum com hortelã irá deixar sua hidratação muito mais refrescante. Além disso, a hortelã tem muitas propriedades que auxiliam no bem estar do corpo. Ainda, ela é antiespasmódica, carminativa, estomáquica, estimulante, tônica, antisséptica, anestésica, vermífuga, calmantes e muito mais.
Nada como começar o dia cuidando da sua saúde de dentro para fora, não é mesmo?
5. Água gelada
Como já citamos, beber água gelada em jejum pode ajudar a ativar o seu metabolismo. Aliás, irá contribuir também para o seu emagrecimento mais rápido. Isso porque, ao ingerir uma água bem geladinha e refrescante, o seu organismo irá precisar gastar mais calorias para regular a temperatura corporal.
Beber água em jejum é uma terapia
A terapia da água é uma prática milenar japonesa, em que o consumo de água com o estômago vazio é capaz de tratar várias doenças, inclusive melhora problemas cardíacos.
No entanto, não é qualquer água. Nessa prática, os japoneses privilegiam beber água morna ou na temperatura ambiente, ao invés da água gelada. Além disso, há um tempo de intervalo que deve ser respeitado para praticar essa terapia também. Então, conheça o passo a passo para praticar a terapia da água:
- Primeiramente, beba de 4 a 5 copos de, aproximadamente, 160 ml de água em temperatura ambiente, ao acordar, em jejum e antes mesmo de escovar os dentes.
- Em seguida, é necessário esperar em torno de 45 minutos antes de partir para a primeira refeição do dia.
- Após cada refeição, respeite o tempo de comer por apenas 15 minutos e depois, pratique uma pausa de aproximadamente 2 horas antes de se alimentar de novo ou beber alguma coisa.
- Por fim, além disso, é importante também beber vários copos de água por dia para manter a hidratação em dia. Então, após seguir essas etapas, não esqueça de beber água normalmente.
Não espere a sede chegar!
Por fim, mas não menos importante, é essencial lembrar que água em excesso também pode fazer mal, de alguma forma. Não estamos falando que beber água em jejum irá te trazer malefícios, mas ingerir muita água durante o dia pode te fazer eliminar mais nutrientes do que absorver.
Desse modo, beba água somente na quantidade que é recomendada: 40 mililitros por quilo. Faça as contas e se comprometa a atingir a meta de água diária. Além disso, você também pode observar a cor da sua urina, para saber como está sua hidratação. A cor normal é um amarelo clarinho, que pode variar conforme a duração do dia.
Acima de tudo, não espere a sede chegar! Como já dissemos, a sede é sinal de desidratação, então se você está sentindo sede, quer dizer que você já está desidratado. Uma dica é carregar uma garrafinha de água sempre com você, e se ainda assim você se esquecer de beber água, tente colocar alarmes para te lembrar.
Enfim, você gostou dessa matéria? Então, descubra os benefícios de beber Água de coco – Conheça os vários benefícios do líquido para a sua saúde.
Fontes: BBI Filtração, Minha vida, Heptogastro, Eu atleta, GreenMe
Imagem de destaque: Boa forma
Imagens: Simões Filho Online, Supera Farma, Revista Abrale, BBI Filtração, Mais ciências, Tua Saúde, Revista Vida e Saúde, Interfisio, Revista Vida e Saúde, Dicas de treino, Fala universidades, Blog IBBL, Notícias ao minuto, Área de mulher, Notícias ao minuto, Cook for your life, Nuun life, Colorado Public Radio, GreenMe