O almoço de Páscoa é um daqueles momentos que fazem parte da rotina de muitas famílias: uma tradição que vai além da comida e não costuma passar batida. A Semana Santa, no geral, é cheia de significados, e muita gente segue o costume de evitar carne vermelha nesse período.
Se ainda estiver sem ideia do que preparar, calma! Preparamos uma seleção de receitas que combinam com a data, respeitam a tradição e, claro, são uma delícia. É o tipo de cardápio que ajuda a deixar o almoço mais especial, seja em família, com amigos ou até num encontro mais íntimo.
E aí, vamos conferir algumas receitas? Boa leitura!
Receitas para o almoço de Páscoa
1- Filé de peixe com batatas ao forno
Começamos com um clássico, perfeito tanto para quem não come carne vermelha, quanto nessa ocasião do almoço de Páscoa. O filé de peixe com batatas ao forno é um prato diferente, mas que é muito fácil de fazer e fica simplesmente delicioso. Veja a seguir:
Como a estrela da vez é o peixe, é claro que o bacalhau não pode faltar. Sendo assim, se você está cansado de fazer bacalhau sempre da mesma forma, esses bolinhos vão te ajudar a variar, sem perder o sabor. E não se preocupe, essa receita é muito fácil e vai se tornar tradição nos seus almoços de Páscoa.
Para quem ama um prato mais sofisticado, esse macarrão com frutos do mar pode ser uma opção deliciosa e leve para servir no almoço de Páscoa. Para deixá-lo ainda mais convidativo: é bem fácil de fazer. Confira:
Essa receita de salada de bacalhau dessalgado é ideal para o almoço de Páscoa, quase tão tradicional quanto a comemoração. E o melhor de tudo, reuni ingredientes simples e fáceis de achar, e fica simplesmente maravilhosa em cerca de 45 minutos.
Se você é do tipo que presa as tradições, com certeza vai ter que fazer esse bacalhau ao forno. Sem dúvidas, esse prato é a cara dessa celebração, sendo muito fácil de fazer, leva poucos ingredientes e é uma delícia. De origem portuguesa, a famosa bacalhoada utiliza o lombo do bacalhau, com batatas, pimentões e muito azeite.
Seguindo a tradição de Páscoa do peixe, a torta de mousse de cenoura é um acompanhamento perfeito para esse tipo de prato. Além disso, por ser feita no liquidificador, é muito prática, e nem vai te ocupar muito tempo na cozinha. Ou seja, sobra mais tempo para aproveitar o almoço de Páscoa.
Outra opção de acompanhamento perfeito para o seu almoço de Páscoa: o arroz de forno. Essa é uma receita simples, mas que você pode deixar do seu gosto e dos seus convidados. Então, não tenha limites, incremente a receita com o que você mais gostar e tenha um arroz de forno perfeito, que vai agradar todo mundo.
Ingredientes
3 xícaras de arroz
1 lata de seleta de legumes (milho, ervilha, batata, cenoura etc)
Agora se você quer surpreender em grande estilo, essa receita de batata gratinada com camarão é de não botar nenhum defeito. Para quem gosta de camarão, vai se tornar a receita favorita para essa ocasião. Além disso, a batata também é um ingrediente adorado por muitos. Então essa combinação vai ser sucesso.
O arroz à grega é um ótimo acompanhamento para carnes e aves, assim como peixe. Portanto, vai ser perfeito para o seu almoço de Páscoa com a família. E o melhor de tudo, além de saboroso, é um prato colorido que vai deixar a sua mesa muito mais bonita.
O risoto é um prato muito apreciado por todos, e existem diversas versões. Então, se você e sua família são fãs de risoto, essa receita com camarão é a ideal para fazer para o almoço de Páscoa. Deliciosa e prática, não vai sujar um monte de panela e ainda vai agradar até os mais exigentes.
O salpicão já é um clássico do almoço de domingo, e pode funcionar também nessa ocasião. Além disso, é um prato que todo mundo gosta, e é muito fácil de fazer. Confira:
Essa receita está mais para um petisco ou entrada do almoço de Páscoa. O diferencial é a sua praticidade, já que as cestinhas são feitas com massa de pastel e você pode usar o recheio de sua preferência. Dada a ocasião, um patê de atum ia ser perfeito. Concorda?
Ainda sobre acompanhamentos para o almoço de Páscoa, uma receita que super combina com peixes é a farofa de cenoura. Além de deliciosa, é muito fácil e barata de fazer e todo mundo gosta de farofa.
Ingredientes
2 ½ xícaras (chá) de farinha de milho amarela (flocada)
Para quem gosta de peixe, o ceviche é um dos pratos favoritos. Sem contar que não é tão difícil de preparar quanto parece. Aliás, em pouco mais de 30 minutos você prepara o ceviche de peixe branco.
Se você é do tipo que gosta de comidas agridoces, que mistura doce com salgado, esse salmão grelhado com molho de maracujá vai te surpreender. Apesar de parecer muito sofisticado e elaborado, na prática é um prato muito fácil de fazer.
Uma ótima opção para o almoço de Páscoa, especialmente pra quem quer fugir da carne vermelha sem abrir mão do sabor. É leve, marcante e combina bem com o clima mais especial da data. Além disso, é rápida de fazer e agrada fácil.
Tempere o camarão com sal, limão e pimenta. Em uma panela, faça camadas com a cebola, pimentão, tomate e camarão. Regue com o leite de coco e o azeite de dendê.
Cozinhe em fogo baixo por cerca de 15 minutos, sem mexer muito.
Finalize com coentro picado.
19- Salmão grelhado com ervas e limão
Leve, prático e cheio de sabor, o salmão grelhado é uma ótima pedida para o almoço de Páscoa. Substitui bem a carne vermelha, combina com a tradição da data e ainda deixa a mesa com um toque mais elegante. O melhor: sem complicar na cozinha.
O bobó de camarão é uma ótima alternativa para o almoço de Páscoa: tem sabor marcante, um toque de tradição e combina super bem com o clima de celebração. Além disso, é uma receita que agrada tanto quem gosta de frutos do mar quanto quem busca algo diferente do óbvio. Confira:
Bata a mandioca cozida com o leite de coco até formar um creme.
Refogue a cebola, alho, pimentão e tomate no azeite de dendê.
Junte os camarões e cozinhe por alguns minutos.
Adicione o creme de mandioca, ajuste os temperos e finalize com coentro.
Sirva com arroz branco.
21- Picanha ao forno
A picanha ao forno é uma escolha saborosa e fácil para quem não segue a tradição de evitar carne vermelha na Páscoa. Vai bem em almoços mais descontraídos, combina com vários acompanhamentos e é bem simples de fazer. Confira:
Ingredientes
1 peça de picanha (aproximadamente 1,2 a 1,5 kg)
Sal grosso a gosto
2 colheres de sopa de manteiga (opcional, para finalizar)
Ervas frescas
Modo de preparo
Tempere a picanha com sal grosso e coloque-a em uma assadeira com a gordura voltada para cima.
Cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido (200 °C) por cerca de 40 minutos.
Retire o papel e asse por mais 20 a 30 minutos, até dourar.
Se quiser, finalize com manteiga e ervas frescas.
22- Feijoada
Apesar de fugir um pouco do cardápio tradicional da Semana Santa, a feijoada pode ser uma ótima opção para quem quer inovar no almoço de Páscoa. Confira a receita que a gente preparou:
Tempere os camarões com sal, pimenta e limão. Grelhe rapidamente até dourarem.
Em uma tigela, misture os camarões com os outros ingredientes e finalize com um fio de azeite.
Sirva gelada ou em temperatura ambiente.
25- Paella de Frutos do Mar
A paella é uma ótima opção para o almoço de Páscoa: leve, colorida e cheia de sabor. Como é feita com frutos do mar, respeita a tradição de evitar carne vermelha e ainda impressiona na mesa. Logo, é ideal pra quem quer um prato único e marcante para celebrar com a família.
Ingredientes
2 xícaras de arroz arbório ou para paella
500g de camarões limpos
300g de lula em anéis
300g de mexilhões (com ou sem casca)
1 cebola picada
1 tomate picado
1/2 pimentão vermelho em tiras
2 dentes de alho
Azeite, sal, açafrão ou cúrcuma, páprica e caldo de legumes ou peixe
Modo de preparo
Refogue cebola, alho e tomate no azeite. Adicione o arroz, mexa bem e coloque os temperos. A
Depois, acrescente o caldo quente aos poucos, como a gente faz com um risoto.
Quando o arroz estiver quase pronto, junte os frutos do mar e o pimentão. Cozinhe por mais alguns minutos até tudo ficar macio.
Por fim, finalize com salsinha e um fio de azeite.
26- Filé mignon ao molho madeira
Filé mignon ao molho madeira é uma escolha sofisticada e saborosa para o almoço de Páscoa. E o melhor: bem simples de fazer. Mesmo fugindo do peixe, agrada quem não abre mão de uma carne especial. Confira:
Ingredientes
1 kg de filé mignon em medalhões
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola picada
1 xícara de vinho madeira
1 xícara de caldo de carne
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Modo de preparo
Tempere os medalhões e sele na manteiga. Reserve.
Na mesma frigideira, refogue a cebola, adicione o vinho e deixe reduzir. Junte o caldo, engrosse com a farinha e volte a carne ao molho por alguns minutos.
Outra opção deliciosa de carne vermelha para quem quer apostar num prato simples, porém cheio de sabor. Combina muito com um arroz branco e batatas. Veja a receita:
Tempere os medalhões com sal e pimenta. Aqueça a manteiga com o azeite e sele a carne dos dois lados.
Depois, retire da frigideira, adicione o creme de leite e a mostarda, mexa bem até engrossar levemente.
Por fim, volte os medalhões ao molho por 1 minuto e sirva.
28- Lula à dorê
Um petisco perfeito para você compartilhar com a sua família ou amigos no almoço de Páscoa. É bem simples de fazer. Veja:
Ingredientes
500 g de anéis de lula
Suco de 1 limão
Sal e pimenta a gosto
2 ovos batidos
Farinha de trigo e farinha de rosca para empanar
Óleo para fritar
Modo de preparo
Tempere as lulas com limão, sal e pimenta. Passe na farinha de trigo, depois nos ovos batidos e por fim na farinha de rosca.
Frite em óleo quente até dourar. Escorra em papel-toalha e sirva quentinho.
Bom apetite!
29- Medalhão de Frango com Bacon e Molho Madeira
Uma opção que foge do óbvio, mas ainda assim agrada a todos. O frango combina com a proposta da data, o bacon dá um toque especial, e o molho madeira fecha com chave de ouro, não é? É simples de fazer e deixa o almoço de Páscoa com um gostinho pra lá de especial.
Ingredientes
4 filés de peito de frango
8 fatias de bacon
Sal, pimenta e alho a gosto
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara de vinho tinto seco
1 xícara de caldo de carne
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Modo de preparo
Tempere o frango e enrole cada pedaço com duas fatias de bacon.
Em seguida, sele na frigideira até dourar.
Para o molho, derreta a manteiga, adicione a farinha, misture bem, junte o vinho e o caldo, e mexa até engrossar.
Sirva o molho sobre os medalhões.
30- Filé de frango à parmegiana
Apesar de simples, o filé de frango à pamergiana agrada fácil e ainda combina com aquele almoço em família. Veja a seguir:
Tempere os filés, empane passando no ovo e na farinha de rosca. Você pode dourar na frigideira ou assar no forno.
Em um refratário, coloque o frango, cubra com molho, muçarela e parmesão. Leve ao forno para gratinar até o queijo derreter.
Por fim, sirva com arroz branco e batatas fritas. Bom apetite!
Sobremesas para o almoço de Páscoa
31- Pavê de limão superfácil
Não é almoço de Páscoa se não tiver uma sobremesa a altura não é mesmo? No entanto, se você já se dedicou muito ao prato principal, e para sobremesa quer algo mais simples de fazer, o pavê de limão é o doce perfeito.
Um bolinho depois do almoço é mais do que maravilhoso, né? Sendo assim, que tal fazer um bolo de leite condensado e coco que é muito simples de fazer, mas nem por isso menos delicioso. Com certeza todo mundo vai adorar.
Todo mundo gosta de um docinho, ainda mais quando se trata de chocolate. Por isso, que tal fazer um agrado e conquistar a todos com esse delicioso bombom surpresa de morango? É bem simples. Confira:
Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de glucose de milho.
20 morangos grandes lavados e secos.
300 g de cobertura fracionada sabor chocolate meio amargo derretida para banhar.
50 g de cobertura fracionada sabor chocolate branco derretida para decorar.
Esse pavê vai encerrar com chave de ouro o seu almoço em família. Muito simples de fazer, vai conquistar o coração até dos que não são muito fãs de doce. Veja a seguir:
Mousse de chocolate é aquela sobremesa clássica que nunca decepciona. Por isso, é maravilhosa para fechar o almoço de Páscoa com um toque doce e sem muito trabalho.
O pudim é a cara da sobremesa de Páscoa: simples, tradicional e com aquele gostinho de família reunida. Vai bem depois de um almoço mais caprichado, sem pesar, e agrada desde quem ama doce até quem prefere algo mais suave.
Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 lata de leite (medida da lata de leite condensado)
Que tal inovar na receita de Ovo de Páscoa? Além de mais simples, essa receita mantém o ar tradicional da data. Veja:
Ingredientes
3 latas de leite condensado
2 colheres (sopa) de maisena
500ml de leite
6 gemas
½ colher (sopa) de essência de baunilha
400g de creme de leite
½ xícara (chá) de castanha-de-caju
2 xícaras (chá) de chocolate ao leite picado
2 xícaras (chá) de chocolate meio amargo picado
Modo de preparo
Primeiramente, em uma panela, adicione o leite condensado, a maisena, o leite e as gemas dos ovos, leve ao fogo médio e mexa até engrossar.
Após atingir um ponto homogêneo, tire do fogo e acrescente a essência de baunilha e o creme de leite. Separe um terço da mistura em uma travessa e reserve.
Em um pouco do creme que restou na panela, misture o chocolate amargo derretido, após isso, leve ao congelador por 15 minutos, retire e cubra com o creme branco.
Por fim, adicione mais um pouco do creme na travessa e leve à geladeira por mais 10 minutos. Ademais, derreta o chocolate ao leite, espalhe por cima e adicione as castanhas de caju picadas.
Leve à geladeira por 2 horas antes de servir.
38- Mousse de maracujá com cobertura de chocolate
Foto: Receita toda hora
A combinação perfeita do azedo do maracujá com o doce do chocolate. Perfeito, né? Sem contar que é muito fácil de fazer.
Bata 2 latas de creme de leite sem soro, leite condensado e o suco de maracujá em um liquidificador por 5 minutos. Logo depois, despeje em uma tigela e leve à geladeira. Muito fácil, né?
Enquanto essa mistura atinge a consistência de mousse, derreta o chocolate ao leite em banho maria, desligue o fogo e misture o creme de leite. Após esfriar, cubra o mousse com a cobertura de chocolate e decore com coco ralado. Sirva gelado.
39- Cenourinhas de Leite Ninho
Foto: Docepedia
As Cenourinhas de Leite Ninho são daquelas sobremesas que encantam só de olhar, perfeitas para a Páscoa, especialmente se houver crianças no almoço de Páscoa. Confira:
Ingredientes
1 xícara (chá) de Leite Ninho
½ colher (café) de corante de laranja
1 xícara (chá) de açúcar impalpável
½ lata de leite condensado
½ colher (café) de corante gel verde
Extra: Plástico filme.
Modo de preparo
Primeiramente misture o açúcar impalpável, o leite ninho e o leite condensado até ficar com uma consistência onde desgrude naturalmente da tigela.
Depois, para fazer a massa ficar com o aspecto de cenoura, coloque o corante verde em metade da massa e o corante laranja em outra metade.
Então, use a massa verde para moldar as folhas da cenoura e a massa laranja para moldar a cenoura.
Por fim, coloque a massa em um plástico filme e deixe secar por 24h.
40- Pavê de leite em pó
Foto: Receita toda hora
Um gostinho de sobremesa de Natal no seu almoço de Páscoa. E, claro, não pode faltar aquela frase famosa: É pavê ou pacumê? Veja a receita:
Ingredientes
4 copos de leite em pó integral
3 copos de água
6 colheres (chá) de açúcar
2 pacotes de suco em pó de sua preferência
2 pacotes de bolacha maizena
Modo de preparo
No liquidificador bata todos os ingredientes, menos a bolacha e o suco, por 4 minutos. Em uma travessa coloque o creme, espalhe bem.
Logo depois, em um copo com água coloque o suco em pó e molhe as bolachas. Então, adicione uma camada de bolacha sobre o creme na travessa intercalando entre os dois até acabarem.
Primeiramente misture em fogo baixo uma lata de leite condensado, as gemas, a maisena e o leite até que forme um creme. Reserve.
Em seguida leve a segunda lata de leite condensado, a margarina e o chocolate ao fogo até virar um brigadeiro. Desligue o fogo e adicione o creme de leite.
Por fim, para a montagem, coloque primeiro o creme branco, após os biscoitos molhados no leite e por cima o creme de chocolate.
Finalize com raspas de chocolate e deixe no congelador durante 2 horas. Sirva!
42- Pavê de Bis
Foto: Receita toda hora
Agora, uma opção diferente para a nossa lista de pavês. Leve, doce e prática de preparar. Confira:
Primeiramente, em uma panela misture o leite condensado, o leite, a maisena e as gemas e leve ao fogo. Então, continue mexendo até formar um creme grosso, desligue o fogo e reserve.
Em seguida, pegue uma forma refratária grande e forre o fundo dela com metade do creme. Depois, faça uma camada com Bis picado e cubra com o restante do creme.
Por fim, bata as claras em neve, acrescente o açúcar aos poucos, batendo sempre, até ficar na consistência de suspiro firme.
Junte o suspiro com o creme de leite e despeje por cima do creme. Então, leve a forma para a geladeira até a hora de servir.
43- Torta de doce de leite
A torta de doce de leite é aquele tipo de sobremesa que fecha o almoço de Páscoa com chave de ouro. Confira:
Ingredientes
1 pacote de bolacha maisena triturado no liquidificador.
150 g de margarina sem sal
40 g de chocolate em pó
300 g de doce de leite pastoso
40 g de chocolate em pó
250 g de creme de leite fresco
300 g de chocolate ao leite em barra
1 lata de creme de leite
Modo de preparo
Primeiramente, misture a bolacha triturada, a margarina derretida e o chocolate em pó até formar uma massa. Então, abra a massa em uma forma desmontável.
Em seguida prepare o recheio, misture o doce de leite, o chocolate em pó e o creme de leite fresco e leve para gelar.Em seguida, prepare o ganache de chocolate.
Agora é só montar a torta, coloque o creme de doce de leite na massa de bolacha e cubra com o ganache e levar para a geladeira por 4 horas.
44- Colomba pascal
Foto: Sabor na mesa
Leve, aromática e perfeita pra encerrar o almoço com um toque especial. Com textura parecida com a do panetone, mas com um sabor mais delicado, essa sobremesa combina super bem com um café ou até uma calda de chocolate.
Ingredientes
4 fatias de colomba pascal,
200g de raspa de chocolate,
1 xícara de chá de leite
1 colher rasa de maisena,
1/2 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga,
Essência de baunilha.
Modo de preparo
Primeiro, dissolva a maisena no leite, acrescente o leite condensado, a margarina e a baunilha e leve ao fogo até engrossar, formando um creme. Em seguida, divida o creme em duas partes.
Depois, derreta o chocolate e acrescente em uma das metades do creme. Agora, fatie a colomba e comece a montar a sobremesa em uma forma refratária.
Por fim, alterne entre camadas até finalizar com uma camada de creme branco.
Decore com raspas de chocolate e leve à geladeira até a hora de servir.
45- Pavê de chocolate branco
Foto: Receitas Galo
Tem sabor delicado, é fácil de montar e ainda dá aquele toque especial na mesa. Perfeito pra quem quer uma opção diferente, mas sem passar muito tempo na cozinha.
Primeiramente, prepare o creme do pavê colocando o leite condensado, o leite e o amido de milho em uma panela e leve ao fogo até engrossar. Então, retire o creme do fogo e acrescente o chocolate, mexendo até derreter completamente, quando esfriar adicione o creme de leite.
Em seguida, umedeça o biscoito no leite e forre o refratário com os biscoitos e cubra com metade do creme e coloque outra camada de biscoitos.
Depois, espalhe o restante do creme e cubra com raspas de chocolate branco e leve para à geladeira por 3 horas.
46- Torta de limão com doce de leite
Para quem quer sair do tradicional sem abrir mão de sabor, a torta de limão com doce de leite é uma ótima alternatica. O contraste entre o cítrico e o doce cria um equilíbrio delicioso, que agrada até quem não é muito fã de sobremesas mais doces.
Para a massa
200g de biscoito maisena
100g de manteiga derretida
Para o recheio de doce de leite:
1 lata de leite condensado cozido na pressão por aproximadamente 40 minutos
Para o recheio de limão
1 lata de leite condensado
Suco de 3 limões
Para a cobertura:
Raspas de limão
Chantilly (mas esse é opcional)
Modo de preparo
Triture os biscoitos maisena até formar uma farofa fina. Misture a farofa de biscoito com a manteiga derretida até obter uma massa homogênea.
Forre o fundo de uma forma de fundo removível com a massa de biscoito, pressionando bem para que fique compacta. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 10 minutos ou até dourar levemente. Reserve.
Para o recheio de doce de leite, abra a lata de leite condensado cozido e espalhe sobre a massa da torta já fria.
Para o recheio de limão, misture o leite condensado com o suco dos limões até obter um creme homogêneo. Espalhe sobre o doce de leite na forma.
Leve à geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir para firmar bem. Bom apetite!
47- Pavê de nata
Foto: Receitas Galo
Se a ideia é encerrar o almoço de Páscoa com algo leve e marcante, o pavê de nata com certeza é uma excelente escolha. Confira:
Ingredientes
2 potes de nata
1 caixa de leite condensado
2 pacote bolacha dois em um (marilan) capuccino ou outro sabor
1 caixa de creme de leite
1 tablete chocolate meio amargo
Modo de preparo
Na batedeira, bata a nata e o leite condensado até que vire um creme homogêneo e consistente.
Em seguida, forre o fundo da forma refratária com um pouco de creme e coloque as bolachas, formando camadas. Então, termine com uma camada de creme.
Por fim, derreta o chocolate meio amargo e misture com o creme de leite, despeje por cima do creme e leve a geladeira até a hora de servir.
48- Bolo de brigadeiro no ovo de páscoa
Foto: CyberCook
Nessa receita, a gente vai unir duas paixões em uma só sobremesa: o clássico brigadeiro e o chocolate do ovo. Fala sério, não tem como dar errado, né?
Ingredientes
1 Bolo de chocolate
2 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 colher de sopa margarina
Chocolate em pó
1 ovo de Páscoa
Chocolate granulado
Modo de preparo
Primeiro, prepare um brigadeiro em ponto de enrolar, usando 1 lata de leite condensado, margarina e chocolate em pó. Depois, faça um brigadeiro em ponto cremoso, acrescentando o creme de leite.
Por fim, é hora de montar o ovo. Então pegue um dos lados do ovo de Páscoa e recheie com pedaços do bolo de chocolate alternando com o brigadeiro cremoso. Finalize cobrindo o ovo com o brigadeiro cremoso e decore com as bolinhas de brigadeiro e chocolate granulado.
49- Pavê gelado no Ovo de Páscoa
Foto: Dr. Oetker
O pavê gelado no ovo de Páscoa é a sobremesa perfeita pra quem quer inovar sem complicar. A apresentação impressiona, e o sabor é aquele clássico que todo mundo ama.
Ingredientes
Ovos de chocolate
Creme de leite
Leite condensado
Bolacha maisena ou champanhe
Leite
Chocolate em pó ou cacau em pó
Essência de baunilha (opcional)
Licor de sua preferência (opcional)
Modo de preparo
Comece preparando o creme: misture o leite condensado, o creme de leite e o chocolate em pó em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até obter um creme homogêneo.
Adicione essência de baunilha, se desejar, e reserve.
Em seguida, monte as camadas no interior dos ovos de chocolate: mergulhe as bolachas no leite rapidamente e forre o fundo do ovo de chocolate com elas.
Cubra as bolachas com uma camada generosa do creme preparado. Repita as camadas de bolacha e creme até preencher o ovo de chocolate.
Leve à geladeira por algumas horas para firmar. Antes de servir, decore com raspas de chocolate ou frutas frescas, se desejar.
50- Palha italiana
Foto: Receitas Renata
Por fim, que tal preparar uma palha italiana para servir no almoço de Páscoa? Uma opção simples, mas que a gente garante que todo mundo vai adorar.
Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de chocolate em pó
200g de biscoito maisena
Açúcar de confeiteiro ou granulado para decorar (mas esse é opcional)
Modo de Preparo
Em uma panela, coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até que a mistura comece a desgrudar do fundo da panela e atingir o ponto de brigadeiro mole.
Retire do fogo e misture os biscoitos maisena quebrados em pedaços pequenos. Mexa bem para que os biscoitos fiquem bem envolvidos na mistura.
Despeje a mistura em uma forma retangular forrada com papel manteiga, alisando a superfície com uma espátula.
Leve à geladeira por aproximadamente 2 horas, ou até que esteja firme. Retire da geladeira, corte em quadrados e passe no açúcar de confeiteiro ou granulado, se desejar. Depois, é só servir!